quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

A Religião...


...Penetrava intimamente em todos os aspectos da vida pública e privada do Antigo Egito. Cerimônias eram realizadas pelos sacerdotes a cada ano para garantir a chegada da inundação do Nilo, e o rei agradecia a colheita solemente as Divindades adequadas. Oraculos dos Deuses - em especial os de Amon no Novo Império e em épocas posteriores - desempenham um papel importânte na solução de problemas politicos e burocraticos, e eram também consultados pelos homens do povo antes de tomarem decisões de algum peso.

As mulheres sem filhos se desnudavam diante de touros ou carneiros sagrados, esperando mudar a situação por sua exposição a tais símbolos de fertilidade. A medicina era penetrada de mágia e religião, eram pois, indissociaveis; visto que os medicos são os sacerdotes da Poderosa Sekhmet, aquela que tanto traz a morte e a doença, e que a cura e evita.

O aspecto superticioso das crenças multiplicava o uso de amuletos e outras proteções magicas, feitos nos mais diversos materiais que se podem imaginar, auxiliando desta maneira, tanto vivos como mortos... 
                                                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário