domingo, 5 de dezembro de 2010

Os egípcios eram negros?


Quem nunca se deparou com um filme de Hollywood, que ao retratar os antigos egipcios, colocam atores de pele branca e olhos claros? Para nós tornou-se até mesmo comum ver cenas desse tipo, como nos filmes Cleópatra (1963) a Mumia (1999) ou o Retorno da Mumia (2001) entre outros; no entanto, quando observamos as velhas pinturas de túmulos, vemos pessoas completamente diferentes do esteriotipo: lábios grossos, pele de um vermelho amarronzado, e então nos perguntamos “os egipcios eram negro?”
Há muita controvérsia entre Egiptologos acerca deste assunto. Desde a descifração dos Hieroglifos até meados do século XX , acreditava-se que os egipcios eram completamente brancos, por influência de uma visão eurocêntrica racista.  Apartir dos anos de 1950 começaram a surgir às teorias de afro-centrismo, no qual postulava que os egipcios eram negros.
Atualmente existe uma grande confusão neste assunto, que muitos estudiosos preferem até evitar  de falar, alegando que não se pode determinar uma raça pura, e que tal conceito não existe. Zahi Hawass, o secretario geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, a maior autoridade para falar sobre o assunto, alega que os egipcios não eram nem  brancos nem negros, apesar de o Egito estar na Africa; outros tentam descobrir esse enigma atavez da análise comparativa de crânios negroides dos  não negroides, oque não constitui um estudo confiável, pois os critérios utilizados são muito incertos.
Outro ponto a se esclarecer é o das representações artisticas, que não nos dão conclusões definitivas desse assunto, pois que a arte no Antigo Egito não seguia um mesmo estilo de representação realista como na Grécia; no Egito faraônico não existia a arte pela arte, ela tinha um papel funcional, que é também visto em outras civilizações africanas. Desta forma as representações seguiam um padrão, sendo que as mulheres são retratadas com uma cor amarelo pálido, representando o feminino, associado a deusa Hathor, eos homens são retratados em uma cor vermelho acastanhado, associando-se ao Deus Seth.

Heródoto

Apesar de toda esssa confusão, não podemos descartar o testemunho dos sábios da antiguidade que estiveram em contato com os egípcios;um deles, Herodoto, considerado o pai da história, visitou o Egito e repetidas vezes faz referencia a cor da pele dos egípcios comparando-os com os Kolchus, um povo que vivia na região de  Colquida, onde atualmente é o país da Georgia. Herodoto afirma: “ é de fato evidente, que os colquidios são de raça egípcia (...) muitos egípcios me disseram que, em sua opinião, os colquídios eram descendentes dos soldados de Sesóstris. Eu mesmo refleti apartir de dois indicadores: em primeiro lugar, eles tem pele negra e cabelo crespo e em segundo lugar os egípcios e os etiopes foram os únicos povos de toda a humanidade a praticar a circuncisão desde os tempos imemoriais. Os próprios fenícios e sírios da palestina reconhecem que aprenderam essa pratica com os egípcios, enquanto que os sírios do rio Termodon e da região de Pathenios e seus vizinhos, os macrons, dizem te-la aprendido com os colquidios (...)".
 Outra evidência vem do oráculo de Dodona, na Grécia, que para provar a origem egípcia do oráculo, um de seus argumentos era: “ quando eles acrescentam  que a pomba era negra, dão a entender a mulher era egípcia”. As pombas em questão – na verdade, eram duas, de acordo com o texto – simbolizavam duas mulheres egípcias, que se dizia terem sido trazidas de Tebas, no Egito, para fundar os oráculos de Dodona na Grécia e o de Siwá na Libia.
Temos ainda, mesmo que de forma preconceituosa, o comentário do cientista e filosofo Grego Aristóteles que tenta estabeler uma relação entre a natureza física e a natureza moral dos seres vivos, fornecendo evidências que confirmam o testemunho de Herodoto: “Aqueles que são muito negros são covardes, como por exemplo, os egípcios e os etíopes. Mas os  excessivamente brancos também são covardes, como podemos ver pelo exemplo das mulheres; a coloração da coragem está entre o negro eo branco.”  E para concluir este pequeno resumo temos o do historiador Amiano Marcelino, que viveu aproximadamente no século IV d.C. e que escreve: “(...)a maior parte dos homens do Egito são morenos ou negros, com uma aparência descarnada”.   

E a lista de relatos não termina por ai, e constatando todos eles podemos reparar uma concordância entre si: os egípcios eram negros; este fato para eles era inegável! No entanto a controvérsia entre os egiptólogos ainda continua. Podemos também constatar nas pinturas e esculturas egípcias, que as vezes aparecem pessoas com narizes afilados e cabelos liso, e é ai que outra polêmica entra em questão! O fato é que sempre fomos condicionados a pensar que o estereótipo do negro é ter lábios grossos e cabelo crespo, mas se formos reparar nos dravidianos, um grupo étnico que vive na Índia, constatamos que eles são negros que tem cabelo liso! Assim como na Europa, mesmo ingleses, russos, italianos e Alemães possuírem uma pele branca, existem diferenças físicas entre eles. O mesmo não deixa de acontecer na África.

E respondendo a pergunta que dá titulo a esse texto: “sim, os egípcios eram negros!”. E se alguém tem algo para contestar ou para aprovar gostaria muito que deixasse seu comentário!

197 comentários:

  1. Estou tentando me aprofundar no assunto. Acabei de ler um texto de um historiador que diz que " os egípcios não eram negros. Eram brancos com a pele morena". KKKKKKK É pra rir. Brancos com a pele morena como Thaís Araújo e Camila Pitanga são constantemente classificados pela mídia como negros. Inclusive a nova classificação do IBGE classifica qualquer brasileiro que não tenha a pele branca como negro, exeto os índios, o que chega a ser injusto porque mascara certos traços da nossa história como a miscigenação - graças a ela é impossível se aplicar o conceito genético de raço no nosso país pois até quem tem a pele branca descende de negros - e a contribuição dos índios na nossa formação étinica, porque segundo a nova classificação do IBGE uma pessoa que tivesse pai europeu, mãe índia, pele escura e não morasse numa tribo ou não quisesse se classificar como índio seria considerado negro, mesmo não tendo nenhum ascendente africano.
    Parece que quando querem se referir aos mestiços brasileiros de pele escura não perdem a oportunidade de lembrá-los que descendem de um povo que foi escravizado. Mas se a comunidade negra quer fortificar sua auto estima lembrando os vínculos étnicos com um povo historicamente rico e poderoso, que inclusive escravisou povos brancos por mais tempo que a recente escravidão negra, ai os egípcios, AFRICANOS, viram brancos!
    Quando alguém como o jogador Ronaldo se declara branco a sociedade faz questão de apontar: "NÃO. VOCÊ É NEGRO!", como que relacionando suas origens pobres com sua origem racial. Mas pra se referir a reis e nobres que provavelmente tinha a mesma cor desse jogador, ai negro de pele clara vira "branco de pele morena". O senhor que proferiu essa infeliz classificação chama-se "Túlio Vilela" em artigo do site terra.
    Concluindo o raciocínio, se os mestiços brasileiros, afrodescentes ou não, são classificados como negro, e até com certa razão, o que dirá um povo africano; ainda que tivessem a pele clara, como um mulato por exemplo, eram negros. Eu acredito que esse grande reino, um dos mais ricos que esse universo presenciou, era constituída por pessoas negras. Claro que não só por pessoas negras. A própria geografia do Egito, comproximidade com Europa e Arábia, possibilita uma diversidade étinica. Mas sim ERAM NEGROS.
    Historiadores racistas fazem o mesmo quando se referem a outros povos negros que exerceram domínio sobre brancos, como os Mouros. Tentam a todo custo argumentar, falaciosamente, que não eram negros. O racismo e o desinteresse dificulta o resgate da história da áfrica. Uma história de um continente rico e próspero com seus grandes reinos como o Kush, Male, Zimbábue.... A quem, como eu, se dispõe a desvendar essa história esbarra em informações desencontradas e racista. Essaq doença e ma verdade nova. Tem suas origens no século XIX com a difução da colonização e da biologia; com consequências sociais e políticas seríssimas, sobretudo no século XX. A despeito disso, a história do mundo é grande, e a da África gloriosa. Testos antigos e gravuras não faltam que provem a negritude dos egípcios. Mas eles não eram negros simplesmente porque eu quero. Vou continuar estudando o assunto.
    Parabéns pelo artigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei muito da reportagem,mas o importante salientarmos que neste planeta terra a arqueologia moderna tem redescoberto muitas raças humanoides ou não humanoides como reptilianos,gigantes,anunnakis que vieram a terra,minha preocupação atual é com o crescente racismo dos negros com os brancos no mundo contemporaneo, pouco importa a cor de uma etnia oque é importante ressaltar é sua contribuição para a humanidade ou tambem poderiamos dizir descontribuição pois todo ser humano é construtivo e destrutivo

      Excluir
    2. antes de dizer que está se aprofundando no assunto e desmerecer os estudos, use um pouco um raciocínio lógico tão básico quanto a obviedade da incidência solar e o bronzeamento, e não se deixem levar pelo complexo...

      Excluir
    3. vdd..podemos levar isto em conta, sobre o sol na pele.

      Excluir
    4. Você me pareceu meio "vurrinho" !

      Excluir
    5. Povos de Pele Morena , vejamos Portugueses,Espanhóis,Italianos ?

      Excluir
    6. O povo é tão alienado, que engoliu a tese darwinista de achar que a raça negra se resume em ter apenas um nariz largo e cabelo crespos. A raça negra é multidiversificada em sua origem. kkkkk
      Ninguém considera ronaldo branco, mas quando aparecem faraós são brancos de pele morena, esqueceram que eles usavam até perucas e reforçam que tinham cabelo liso quando o clima em época não era assim. kkkk

      Excluir
    7. O tamanho do teu comentário mostra também, quão grande é tua falta de certeza, na tua afirmação de que eram negros, os egipcios, só porque vc quer que sejam ! O esforço que vc faz pra convencer os outros dessa CRENÇA, porque é o que é, é correspondente à tua necessidade de se auto-convencer de uma coisa que deve ser muito bonita pra vc provavelmente por esconder um racismo encubado, que vc não gosta de admitir e como forma de compensar isso! Os egípcios na verdade tinham predominancia do tipo da raça de cobre , pele com a cor do metal e, cabelos lisos e não lisos e feições variadas entre as mais grosseiras formas negras da África central às mais refinadas parecidas ao tipo ariano, entre o mediterraneo e o hindú, que tem os traços finos arianos, combinados com um tom de pele moreno.
      avermelhado.
      E os Drávidas nunca foram negros , mas um tipo pré ariano de feições intermediárias , cabelos lisos e lábios sem ser do tipo beiçola. Isso que eu tenho coragem de declarar, baseado em estudo não tendencioso do "politicamente correto", criado pela elite intelectual judaica da Europa para confundir as pessoas a cerca da antropologia física que se desenvolveu do século XIX em diante e não esconder o sol com a peneira , Se falar a verdade é ser coerente com a realidade e contra o que é politicamente correto, então viva a a liberdade que tem como filha a verdade !

      Excluir
    8. Quando se fala que os antigos egipcios eram negros, significa dizer" os nativos". E quase impossivel imaginar a 3000a.C., uma populaçao branca ou ate mesmo morena na Africa. Existem muitas provas de que os egipcios eram negros e nao ha nenhuma prova de que eram brancos. Os pensadores que estiveram em contato com os egipcios em um passado nao muito distante, cit - os como negros. Exemplos, Herodoto, o geografo grego Estrabao.

      Excluir
    9. Em relaçao aos Dravidas, fazer analises com base em cablos e labios nao diz nada. Sou negro de cabelo quase liso, labios finissimos e ainda nariz fino. Mesmo com essas caracteristicas, ainda sou negro.

      Excluir
    10. Esse sujeito, "Valério Lima", diz que fala com bases em estudos sérios, dos quais não declara origem, tentando embasar um racismo do qual parece orgulhoso. Fala em traços "grosseiros" e "refinados", como se a concepção de beleza fosse algo puro e inato, que desce como um toque divino ou está no código genético. Ora, todos nós sabemos que existe um constructo cultural histórico-político que busca estabelecer os traços do homem europeu como o padrão de beleza, a referência estética, mas essa criatura vem desfiar essa bobajada com ares de superioridade, como se detivesse a suprema "verdade". Pra começo de conversa, se fosse sério, diria com base em que estudo está falando, segundo, saberia que essa "verdade" que estaria consigo não passa de um desespero de legitimação. Na própria Grécia, berço da civilização ocidental, já se concebia um dos modos de dar-se da verdade como "alétheia", ou seja, um descobrir-se, um jogo dinâmico de desvelar-velante. Essa "verdade" das certezas, dura, ortótica, não sustenta ao mínimo ímpeto do pensar. No primeiro questionamento, desmorona, porque é a vontade do sujeito desesperado que procura algo para se segurar. Atualmente, o lugar onde mais vai procurar sustentação é na ciência, e a ciência não é perfeita, completa. Está constantemente revendo e refutando suas próprias certezas, se corrigindo e suscitando novas perguntas.

      Excluir
    11. SIM, OS EGÍPCIOS ERAM NEGROS ASSIM COMO O IMPÉRIO MALI, O IMPÉRIO DE SUNDIATA KEITA E MUITOS OUTROS QUE A HISTÓRIA EUROCENTRISTA NEGA PARA MINIMIZAR A CONTRIBUIÇÃO E FORÇA DO POVO NEGRO NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE.

      O VÍDEO FALA POR SÍ SÓ.
      TRADUZ A ALMA DOS EGÍPCIOS EM FATOS QUE VALEM MAIS QUE PALAVRAS.

      https://www.youtube.com/watch?v=FlGf3dTnhMc

      Excluir
    12. Penso, como leiga no assunto, que o problema não são os traços pois somos seres humanos independente das características ou origem, a questão é classificar com base em quem serve e quem é servido, o problema é político mundial. Classificar para determinar grupos inferiores ou superiores. Não importa: Se é para ter poder então tem que ser branco, se é para ser explorado tem que ser classificado como negro. A classificação que foi criada para seres humanos como negro, branco, índio, serve só para o mundo dizer quem eles querem quem mandem e quem eles querem que obedeçam...

      Excluir
    13. Gostaria que fosse discutido, a pesquisa e análise de DNA, coordenada pela cientista alemã Verena Schuenemann, em múmias egípcias.

      Cujas conclusões, publicada na revista Nature Communications, afirma que:

      " Os genomas mostraram que, ao contrário dos egípcios modernos, os egípcios antigos tinham pouco ou nenhum parentesco genético com as populações negras subsaarianas.

      Os dados de DNA antigo revelaram que os laços genéticos mais próximos dos antigos habitantes de Abusir el-Meleq eram com os povos do Oriente Próximo, abrangendo partes da Mesopotâmia e Anatólia (atuais Iraque e Turquia, respectivamente), bem como de Israel, Jordânia, Síria e Líbano. Os pesquisadores encontraram continuidade genética abrangendo o Novo Império e o período romano."

      Excluir
    14. conversa fiada, os egipcios eram negros sim, e pare de blablabla,admita que é melhor. não venha com pesquisas racistas arranjadas.

      Excluir
    15. Me pareceu que vc tem orgulho dos negros terem escravizado os brancos um dia. Ou seja, nem negros nem brancos são vitimas. Pare de se vitimar porque os negros também já cometeram este erro. Se os brancos não tivessem escravizado os negros nesta era, provavelmente os negros teriam escravizado os brancos. O bicho homem é tudo igual, pouquíssimos tem caráter.

      Excluir
    16. Me pareceu que vc tem orgulho dos negros terem escravizado os brancos um dia. Ou seja, nem negros nem brancos são vitimas. Pare de se vitimar porque os negros também já cometeram este erro. Se os brancos não tivessem escravizado os negros nesta era, provavelmente os negros teriam escravizado os brancos. O bicho homem é tudo igual, pouquíssimos tem caráter.

      Excluir
    17. Ai gente, é muito mimimi por hoje, vou simplificar esses textões todos, falando o básico, os egípcios não eram uma etnia pura, haviam pessoas de traços negros, de pele escura e cabelos crespos, haviam os pardos ou o famoso "moreno" que são o resultado da mistura do europeu com o negro, e ainda tinham algumas pessoas mais brancas, só olharmos para a história na época da fundação de Alexandria. Sendo assim...o povo egípcio era MISCIGENADO. Satisfeitos?

      Excluir
  2. Juarez, adorei seu comentário!Muito bom, vc está de parabéns!
    Acabei até aprendendo mais, poque eu mesmo não sabia que os Mouros eram negros. Sempre que os retratam, os históriadores os mostram com pele morena!
    Valeu!
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  3. concordo plenamente com tudo o racismo de muitos dos que estudam esse assunto não os deixa ver o que de fato era,eles se prendem ao pre-conceito de que o povo negro vem de raz pobre e que pelo fato de que o povo egipcio era um povo repleto de riquezas,ouro,pedras preciosas etc...isso so dificulta o conhecimento de muita gente que ainda não conhece a cultura desse povo facinante.

    ResponderExcluir
  4. Sou Historiador e posso lhes assegurar: Os Egpcios eram de fato negros. Os Hieróglifos não mentem. A questão é que para alguns, provar que os egipcios eram brancos, conforta suas consciencias, pois garante a "inferioridade" do negro. Vejam até que ponto alguns podem chegar para perpetuar preconceitos. Os que dizem que os egpicios eram brancos, na realidade, são pseudocientistas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ADOREI SEU COMENTARI.PARABÉNS.

      Excluir
    2. Você sendo historiador não quer dizer nada e no mais os egípcios eram provavelmente miscigenados entre os tipos mediterrâneos e negros, ao longo de mais de 3 milênios não se pode provar quase nada em relação aos grupos étnicos do antigo Egito.

      Excluir
    3. O eurocentrismo colonialista produziu uma série de discursos que procuram inferiorizar determinadas etnias. A civilização egípcia antiga apresentou uma complexidade incrível para se admitir que tenha sido negra. Pois o discurso colonial opera mesmo na produção de estereótipos aos quais os sujeitos devem seguir para serem qualificados como pessoas. E ser negro e desenvolvido para o discurso colonial não é admissível.
      Não percebemos, mas muitos dos nossos discursos são produtos de uma colonização. Desculpem, mas não consigo entender o porquê de admitir que uma civilização tão potente quanto foi o Egito Antigo tenha sido negra incomoda tantas pessoas.
      Na verdade sei... Mas convivemos com isso, embora não sejamos obrigados!

      Excluir
    4. Não seja por isso , também sou historiador e nunca foi dito que os egipcios eram brancos , mas uma confluencia de tipos étnicos, com predominancia do que já foi chamado de "raça de cobre", por apresentarem essa tonalidade de pele , morena-avermelhada, e isso nunca foi negro,negro é negro. Afirmar que eram , é tão forçação de barra quanto afirmar que eram brancos , quem afirma uma das duas alternativas , não passa de racismo sem base na realidade !

      Excluir
    5. Talvez os egípcios tenha uma etnia própria,Vale ressaltar que as pessoas procuravam trabalho no Egito, provavelmente tenha ocorrido a misigenação de algumas classes.
      Do mesmo modo como acredito que os indianos tenham etnias diferença.
      O mundo tem muito mais etnias do que branca e preta. Ora! Pele clara logo branco ou pele escura logo negra.
      O Brasil mesmo, considerava os mestiços como uma outra etnias, inicialmente era três tipos de mestiços ou seja três tipos de etnias.
      Branco com índio
      Índio com negro
      Branco com negro.
      Ou seja era independente dá cor da pele, e sim devido a sua origem.
      Os traços físicos do indivíduo revela a suas origens ou sua mesticigenação. Se um povo mestiços se concentra em uma determinada região por um longo período​ logo estes grupos tem características próprias.
      O modo como as pessoas falam, no caso de milênios ou séculos, tbm não se pode argumentar. Um conceito criado nesta modernidade ser levado para períodos onde eram comum de ambas as partes terem motivos religiosos, Políticos para determinar certas características de grupos.

      Excluir
  5. Analises nos cabelos da mumia de Ramses II O Grande, provam que ele era era ruivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cientista que "provou" isto, de fato é BURRO!

      Excluir
    2. Lucinara.

      Aquela múmia de cabelo longo e liso era o finado rei de todo império do |NIlo? ka ka ka

      Egípcios antigos não tinham cabelos, raspavam tudo

      Excluir
    3. Isso não prova nada!
      Se pedir um pinchain para por seus cabelos frente à luz branca o seu cabelo parecerá avermelhado. E mais, os ruivos são muito raros no mundo, com certeza a cor vermelha deve-se ao fato de ter ocorrido reações químicas durante o processo de mumificação.

      Excluir
    4. procure ilhas de salomaõ sao negros de cabelos ruivos.

      Excluir
    5. nas ilhas melanesia tem negros naturalmente ruivo e loiros ceti primero era pai de ramices segundo e era bem negro

      Excluir
    6. Mesmo se isso for verdade, ser ruivo não é etnia. Existem negros ruivos, brancos ruivos, asiáticos ruivos e isso se dá pelo fato do rutilismo. As pessoas só conhecem em grande maioria o ruivo de olhos verdes e de pele branca porque a mídia gosta de exaltar brancos.
      Ele podia ser ruivo, mas a etnia era africana/negra. Impossível uma pessoa branca sobreviver no deserto numa época de tão calor como aquela, sem condições.
      CHUPAAAAAAAAA. kkkk

      Excluir
    7. Eu também reparei as mumias e de fato os cabelos são claros..inclusove a vó de Tutancamon tem cabelos lisos e bem compridos.

      Excluir
    8. O fato de ter cabelo liso não significa que è branco. Basta olhar os indianos. Mesmo não aceitando sua negritude, grande parte dos indianos são negros.

      Excluir
    9. O mito do colonizador racista que o negro é obrigado a ter cabelo crespo, nariz largo e boca grossa.kkk
      INFELIZMENTE isso é racista, mas é o conceito d hj.

      Excluir
    10. "O cientista que "provou" isto, de fato é BURRO!"
      Ramses II além de ruivo era caucasóide. Assim como todas as mumias mais antigas!
      O egito se tornou negro depois da invasão de nubios. mas antes disso os egipcios eram caucasoides, tanto que foi encontrado um cemiterio ao sul da cidade de cairo, com cerca de um mulhão de mumias, e a maioria das mumias desenterradas eram loiras e ruivas naturais.

      Excluir
    11. Os nativos do pais Egito, eram negros como os nubios. Depois de alguns milenios, o Egito pode ter sido miscigenado. Nao existe nenhuma prova de que eles eram brancos. Todas as evidencias indicam que eram negros. Grandes estudiosos serios sempre sitaram essa populaçao como negro. Vamos parar com essa palhaçada de deformar os fatos. O que e que tem, uma populaçao antiga ser negra?

      Excluir
    12. vc saca que ruivos, assim como quem tem olhos verdes ou é canhoto tem mutação genética ou seja pode existir negro ruivos dos olhos verdes tranquilamente
      Ps: sem nenhum preconceito com ruivos, canhotos e quem tem olhos verdes inclusive minha mãe é canhota e eu tenho olhos verdes

      Excluir
  6. quanto aos egipios serem brancos eu não sei, mais o mouros não eram negros, não era da raça negroide, trecho do livro antropologia e historia:
    Há uma crença muito comum, mas incorreta, de que os mouros são negros. Ela foi difundida por William Shakespeare, na sua peça "Otelo". Na realidade os mouros pertencem ao grupo mediterrânico da raça caucasóide (branca).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma coisa ninguém pode negar: os Avatares e os Smurfes são azuis; Bob Esponja e os Simpsons são amarelos, já o Hulk e o Sherek são verdes.

      Excluir
    2. Acredito sim que eram negros e foram traídos e a história mostra ao contrário. Não se esqueçam que a nossa história foi mudada e contada da forma que eles queria.

      Excluir
    3. A palavra moreno deriva de mouro. Você saberia diferenciar uma pele morena de outra branca?

      Excluir
    4. O Egito na antiguidade era negro. Os primeiros faraòs eram nnegróides, assim como os demais egípcios. Depois de muito tempo ocorreu a miscigenação. Mas, mesmo depois de muita miscigenação, ainda não considero os egípcios atuais BRANCOS.

      Excluir
    5. Sei que os antigos egipcios eram negros, mas o que me encanta mesmo, e a historia da Nubia da epoca do Egito.

      Excluir
    6. Caro anonimo do dia 24 de julho de 2015 às 21:23; e voçê , saberia diferenciar negro, de mouro ?

      Excluir
  7. Os egipcios eram negros e com as invasões romanas e gregas é possível que tenham se miscigenado e acredito que o faraó Ramses II não deveria ser ruivo pois as crianças que nasciam com essa cor de cabelo eram mortas, porque eles acreditavam que a coloração representava mal agouro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Filho, os gregos eram negros; os etruscos eram negros. Você quis dizer que os vândalos, os alanos e os godos [falantes da língua germânica]invadiram o norte africano?

      Excluir
    2. Que fiasco!
      Nunca lestes o trecho citado pelo texto?

      Excluir
    3. Os GREGOS eram negros?????????

      Excluir
    4. Eu acredito que gostar da cor negra tudo bem....mas passar dos limites é muito ruim kkkk......os gregos eram negros???????

      Excluir
    5. Depois das divisões gregos não eram negros.

      Excluir
    6. e antes da invazão de nubios os egipcios eram caucasianos.

      Excluir
    7. "Cara" Laninha ; Acredito que suas fantasias sexuais com negros lasçívos, passou realmente de todos os limites do bom senso e da razoabilidade. Gostar de ter a coisa preta, o rolo de fumo,para se , é uma coisa, mas vc não acha que está exagerando "um pouco" ?
      Mas vai gostar de PRETO Assim no Inferno, viu! ?
      Essa é a famosa doença que costuma acometer os acadêmicos, o chamado Marxismo Cultural , mais conhecido vulgarmente,o que tem o azar de contrai-lo, como "Marxilóide" ,estão mais afeitos a contrair, os que sofrem da patologia mental, dentre os que se denominam de esquerdo-frênicos!
      Na realidade vc quiz falar de outra coisa, dos pelasgos,dos metecos e outros que habitavam a Hélade e a peninsula itálica, antes da chegada dos Brancos Grêgos, que possuíam ,a tez MORENA,(os pelasgos minóicos,metecos, etc.)cabelos LIZOS ondulados e/ou encaracolados,traços delicados, o que é bem diferente de ser negro , sem entrar no mérito , se alguém é melhor ou pior , superior ou inferior.
      Quanto aos etruscos, pode-se dizer que possuíam influencia ou descendencia fenicia e ario-semita. Mas NUNCA Foram negros , a não ser na cabeça de quem tem FANTASIAS Sexuais e intelectivas com os mesmos,24 p/dia, nada contra , até porque o problema não é meu !

      Excluir
  8. É bom ver que a verdade está aparecendo. Os negros sempre crescem com a mentalidade de serem inferiores, pois a mídia racista os faz pensar que "os brancos fizeram impérios enquanto os negros viviam como animais".

    Muito bom o artigo, pena que não vai passar na TV.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca li um comentário mais verdadeiro, parabéns!

      Excluir
    2. Pura verdade, o que é triste!

      Excluir
    3. É verdade. Mas aos poucos a verdade està sendo revelada. Não consigo imaginar um Egito branco na antiguidade. Observando os egípcios atuais, não se pode considerà los brancos. Mesmo depois da miscigenação.

      Excluir
    4. qual miscigenação? os egipcos sempre foram dessa cor, ou voce acha possivel miscigenar por completo uma população com milhões de pessoas, veja o brasil depois de 500 anos

      Excluir
    5. A missigenaçao ocorreu quando a populaçao era bem menor.

      Excluir
  9. Pra mim essa discussao nem existe. Sou formado em artes plasticas (com especializaçao em critica e historia da arte) e no decorrer do curso tive q analisar CENTENAS de fotos de artefatos egipcios. Eram fotos fieis de esculturas, pinturas e ornamentos fúnebres de toda a sorte. Em TODAS as peças que vi, os egipcios retratados tinham feiçoes sub-saarianas e pele escura.
    Tao escura, alias, quanto a dos nubios retratados nos mesmos artefatos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CHico M

      http://realhistoryww.com/world_history/ancient/Egypt_2.htm

      Excluir
    2. Os antigos egípcios eram sem dùvida negros. Isso é fato

      Excluir
  10. lucimara, felizmente para contestar pessoas como você existem FATOS: pouco importa se houveram uma meia duzia de imperadores caucasoides no decorrer da linha cronologica egipcia. os imperadores da terceira dinastia, por exemplo, tinham aparencia tipicamente sub-saariana. basta ver seus bustos cerimoniais: labios grossos, narizes achatados e pele escurissima. até a quarta dinastia, na verdade, a maioria esmagadora dos imperadores foi retratada assim. depois, obviamente, com a expansao do imperio egipcio, tivemos brancos, mestiços e até árabes sobre o trono egipcio, mas predominantemente podemos dizer q os egipcios eram NEGROS.

    ResponderExcluir
  11. "pouco importa se houveram uma meia duzia de imperadores caucasoides no decorrer da linha cronologica egipcia."

    Será que foi apenas uma "meia dúzia"? Não seriam os brancos a casta dominante e os negros seus escravos?
    Será que não houve uma posterior miscigenação?

    Se os egípcios eram negros, então a múmia de Ramses II é falsa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, isso bate com meus estudos e observação. A múmia de Ramsés tem o nariz tão aquilino, que chega ser adunco, fora as dinastias rubias! Agora, algumas eram realmente negras, como a de Menés, até porque como falava Herodoto o Egipto é o "umbigo do mundo"!Além de estar no centro geodésico da Terra, area de confluencia etnica e civilizatória!

      Excluir
  12. http://www.marchofthetitans.com/vol1chap8.htm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Matou a pau! os egipcios foram dominados por negros por aprox 350 anos até as invasões macedonicas,que devolceram o poder aos brancos.

      Excluir
  13. acabei de ler q tutan kamon era branco comprovado, pois analisaram seu DNA, perdon...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Essa notícia é uma FRAUDE, e foi desmentida a muito tempo, um dos geneticistas que participou da pesquisa afirmou em entrevista à LiveScience que a afirmação da iGenea é, em sua próprias palavras, simplesmente impossível. Pesquise no google "King Tut Related to Half of European Men? Maybe Not" E veja você mesmo no site da LiveSciense.

      Excluir
    3. li que pesquisas sobre o dna do rei tut e de seus parentes ele tinha pele morena...como uma miscegenaçao de raças

      Excluir
    4. kkkk. Va
      para Europa e aproveite para visitar os museus,. Os egipcios eram NEGROS.

      Excluir
  14. Amiano Marcelino, que viveu aproximadamente no século IV d.C. e que escreve: “(...)a maior parte dos homens do Egito são morenos ou negros, com uma aparência descarnada”.




    xiuu racistas ''Egito + Africa = maioria negra''

    ResponderExcluir
  15. Não existe essa de raça superior. Os antigos reis Egípcios, eram homens negros poderosos que governaram sobre povos de diferentes etnias.
    Outros grupos étnicos também governaram sobre e outros povos, como sabemos através da história.
    O poder das armas já passou por muitas mãos, negra,amarela,branca,vermelha etc.
    Hoje sabemos e podemos afirmar, que nenhum pesquisador sério aceita o mito de superioridade de raça. Temos o exemplo da China já foi grande,perdeu o poder,e agora está voltando com tudo junto com os indianos, que também governou caiu,e agora se levanta. Quem poderá dizer que ele junto com brasil, povo de muitas mistura não iram governar o mundo. Pense.Estude.Veja.

    ResponderExcluir
  16. E Cleopatra era negra ou branca? Alguém pode responder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, então eu acho que posso responder essa.Como bem falado no texto os egipcios sim eram negros, no minimo mulatos eles eram pode ter certeza, fico muito triste que tenham pessoas que não aceitam isso com tantas evidencias, imagens e relatos de fontes confiáveis da antiguidade.. mas CLEÓPATRA era branca, porque depois da morte de Alexandre o Grande(ele tinha conquistado o Egito) seus generais dividiram o império, e coube a Ptolomeu ficar com o Egito e fundar uma dinastia de uns par de anos que só terminou com a própria Cleópatra depois de uns sei lá 800 anos.Os Ptolomeus tinham um habito de se casar entre parentes inclusive irmãos(pausa para vomitar..)e como consequência além de serem brancos(Macedônios) possuíam muitos problemas genéticos pela falta de variabilidade genética.

      Excluir
    2. Mais provavel que tinha a pele parda, negra.
      Cleopatra tinha ascendencia macedonica e norte africana.
      N existe essa de mulatos em época de egito, esse termo foi criado no Brasil e ainda era um tempo racista em que NÃO era classificado o ´mulato´ como BRANCO, só um animal hibrido, ou seja, como se tivessem dizendo que um branco cruzou com um animal e deu o mulato.
      Cleopatra tinha ascendencia europeia, mas ta longe de ser uma tipica branca, se for assim uma CAMILA PITANGA sera BRANCA? OBVIO QUE NAO.
      Isso é mania de grandeza de que brancos colonizaram tudo.

      Excluir
  17. Estou para iniciar o curso de Licenciatura em história e tenho muito interesse neste assunto. E pelo pouco que já estudei sobre o assunto, acredito que sim os egípcios antigos eram negros.
    Tenho visto hoje relatos da existência de organizações,que manipulam informações e fatos históricos a séculos, em benefício próprio. As razões são diversas, por sede de poder, por razões financeiras, por racismo,crenças religiosas.
    E não seria de se estranhar se a escolha para escravização dos negros ocorreu por vingança ou para reduzir a auto confiança da raça negra, nas geraçoes futuras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente!! Também já havia pensado nessa hipótese! Existe uma birra muito grande com relação ao povo negro, e as pessoas de cor branca, em algum da história, escolheram justamente as pessoas de cor negra para escraviza-las, já que, para a época, penso eu, a escravização fosse uma forma eficaz de opressão. Hoje em dia existem sanções políticas, econômicas, bélicas mais eficazes que funcionam como forma de opressão da mesma forma, só que mais sofisticada. O detalhe e que a vingança obedece a um ciclo vicioso.

      Excluir
    2. Eu também acho que os egípcios eram negros.
      Mas seu argumento em relação a escravidão, é sem fundamento.
      Os povos escravizados são aqueles que tem menos condições de reagir, portanto se realmente a escravidão aos negros fosse por vingança por estes serem superiores, ela jamais teria possibilidade de se concretizar.

      Excluir
  18. É interessante pensa quanto somos reféns da mentalidade de raça superior , mas deixo claro que tudo é por uma "boa causa", precisamos nos ver como superiores e com isso temos que ver outros como inferiores.

    ResponderExcluir
  19. claro as evidencias e a geografia do egito, mostram que na sua maioria eram negros, até porque misraim o fundador do egito era irmão de
    chus fundador da etópia. naquelas terra não viviam brancos estilo europeu só pessoas escuras mas eles não querem dar o braço atorcer não reconhecendo que foram os negros que deram os primeiros passos na evolução das culturas quando para rebaixar os brancos sabem dizendo só bobagem como os negros vivem menos que os brancos tem mais negros na cadeia do que brancos. ganham menos mas quando é para fazer o senso ai eeles dividem mulatos negros morenos claros mas quando é para falar mal ai todos os presos são negros todos ganham menos toos vivem menos

    ResponderExcluir
  20. De acordo com os meus conhecimentos acredito que os egípcios eram um povo de pele escura!!! Por causa da localidade em que viviam (África)!!! acredito que existia miscigenação também!!! formando assim Mulatos e Morenos alguns com caracteres mais orientais outros mais africanos!!! O tom de pele geral acredito q seria em primeiro Negro segundo Mulato terceiro Moreno... jamais branco! até porque o clima ñ permitiria!

    ResponderExcluir
  21. Somos todos negros e africanos, até o albino e o ariano

    ResponderExcluir
  22. Os 'brancos' surgiram com o albinismo?

    ResponderExcluir
  23. E nunca parou para pensar porque todos narizes e lábios estão quebrados? http://realhistoryww.com/index.htm

    ResponderExcluir
  24. Gerald Massey, escritor inglês e autor do livro Egypt in the light of the world (Egito na luz do Mundo) escreveu : pág.251" A dignidade é tão antiga que a insignia dos Pharaós pertencem evidentemente a época em que os egipcios nada mais eram que a cinta dos negros"

    Sr. Richard Francis Burton, um explorador inglês do séc. 19, escritor e linguistico escreveu em 1883 a Gerald Massey.."Você tem toda razão sobre a origem "AFRICANA" dos egipcios eu tenho mais de 100 crânios, esqueletos que dá para provar isto".

    Cientista, R.T.Prittchett, declarou em seu livro The natural history of man (A história natural da humanidade) nas págs. 124 e 125 Em muitas das suas complexidades e pecularidades fisicas podemos afirmar que os 'EGIPCIOS ERAM UMA RAÇA AFRICANA'.

    O historiador grego da antiguidade chamado Herodotus, que visitou o Egito no séc.V A.c. esteve com os egipcios de frente e os descreveu como povos de pele negra e cabelos tipo fios de lã. Antropologista, Count Constantin de Volney *1727-18208 , escreveu sobre a raça dos egipcios que produziu os pharaós. Mais tarde ele tributou as descobertas de Herodotus quando ele escreveu: "Os anscestrais egipcios eram verdadeiros negros, do mesmo tipo que todos os nativos africanos, deste modo podemos observar como que o sangue deles se misturou pelos séculos com o dos romanos, gregos e porisso perderam a intensidade da sua côr original, embora mantendo os traços fisicos dos moldes originais. Podemos atestar de uma forma geral que as feições (em referencia ao Sphinx) é um tipo de monumento capaz, em muita das vezes, atestar ou dar claridade as evidências históricas das origens dos povos." O facto que os antigos egipcios eram um povo de pele negra levou Volbey a fazer a seguinte declaração:" Este é um assunto para analizarmos: imagine você que a mesma raça dos negros, hoje nossos escravos e objetos de escárnios, é a mesma raça da qual herdamos as nossas artes, ciências e a maneira de nos comunicarmos".

    O testemunho de nossos ancestrais, as escrituras e muitos egiptologistas, conjuntamente com arqueologistas confirmam que os egipcios durante o periodo biblico era um povo "PRETO". Isto é importante sabermos, pois na continuidade da nossa lição, veremos que as escrituras em várias ocasiões descrevem as semelhanças fisicas entre os anscestrais egipcios.

    ResponderExcluir
  25. Olá a todos.

    Boas opiniões, bom argumentos. Este assunto é um assunto pelo qual tenho muito interesse e não tenho encontrado com quem debatê-lo.Primeiramente gostaria de dizer que não sou racista. Mas tenho teorias que podem levar a pensar isso(e não condeno quem assim o fizer). Começemos então com a teoria da evolução e o que ela nos diz: segundo ela,TODOS nós descendemos do negro. Conforme as migrações pelo globo, fomos nos adaptando ás condições geográfico-climáticas do local, e daí surgindo as diversas raças. Ou seja, somos uma EVOLUÇÃO do negro, o que nos leva a concluir que os mesmos são geneticamente mais primitivos.Como irão competir com raças que são seu aprimoramento ao longo dos milhares de anos? A história nos comprova isso. E, digam vcs o que disserem nada pode mudar a história! E isso não tem nada a ver com ideologismos, mas com fatos, são constatações histórico-científicas. Ao longo da história o negro DEIXOU-SE escravizar feito animal. O que fazia o negro enquanto os povos de cultura milenar desenvolviam raciocínio ímpar e cultura singular?(como os Egípcios p/ex, que não eram negros,mas seus descendentes como provam seus próprios registros:arte rupestre, gigantescas esculturas que confirmam sua aparência mais próxima á dos índios). Não que a cultura do negro seja pobre ou ruim- pelo contrário, é grandiosa. Mas como é que 25 milhões de negros deixam-se dominar por uma minoria branca? O que é a África hj? Conhecemos histórias de inúmeros povos que foram oprimidos e nem por isso estão morrendo a míngua! Ao invés de agirem por si, só sabem dizer que a culpa é dos brancos. Se existe o racismo, a culpa é do negro que não se atinou (pq sua genética é realmente menos desenvolvida)permitindo o domínio branco por isso até hj sofrem. Tem gente que diz que o negro não teve oportunidade, 3 milhões de ano nesta terra e não tiveram oportunidade? Isso só comprova o grau mais avançado da genética branca (que surgiu depois). E isso tbm dá um mérito excepcional aos negros que chegam aos grandes cargos e tbm prova, que com um esforço a mais, eles têm sim capacidade de superar os brancos. Um negro esforçado vale mais do que mil brancos vadios. Por isso digo e repito: ACORDEM NEGROS!! Parem de se fazer de coitadinhos e ficar reclamando da sua condição. O mundo é de todos nós, se a raça negra não desapareceu(como costumam desaparecer as raças menos evoluídas quando surgem melhores adaptações- é pq realmente vcs são muiiito fortes e têm sim condições, mas falta-lhe auto-estima) Aceitem-se,vivam a sua diferença e façam dela o seu trunfo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha cara na boa eu acho que vc viajou um pouquinho.No que diz respeito a evolução todos nós pertencemos a mesma especies não sei se vc sabe é a homo sapiens..para haver uma diferenciação considerável a escala de tempo em questão seria absurdamente maior.Depois vc falou um blabla bla de que teve tempo e tal, e os brancos são isso e aquilo, bom para o que vc falou eu penso um pouco diferente, isso ao meu ver foi uma questão de pura sorte, calma que eu explico, tem haver com localização geográfica, egito, mesopotâmia e grécia estão relativamente próximos, e mais do que isso muita das vezes eram caminhos a percorrer em uma travessia , toda aquela região em si é uma grande encruzilhada de povos, o que promoveu um maior intercambio e trocas de tecnologias, quando por exemplo um povo dominava o outro sua cultura em parte era absorvida, e aquela região alternou muitos
      impérios:assirios,babilônios,persas,macedônios,romanos,árabes,turcos..a quantidade de ideias/conhecimento "trocada" era absurda.E seu ponto de vista me lembra o dos romanos com relação aos "bárbaros" germânicos por exemplo, essa visão que vc apresentou de atraso/sociedade que parou no tempo(em relação a africa)era os mesmos argumentos dos romanos para justificar a dominação desses povos, e o que de fato ocorreu, e mais a descrição que por exemplo se dá de povos da africa tidos por "primitivos" hoje, poderia perfeitamente se enquadrar uma tribo gaulesa,celta, helvética,visigodos,em relação a tecnologia/conhecimento dos contemporâneos da época(romanos/gregos por exemplo)os bárbaros foram de certa forma "civilizados" pelo império romano, no sentido que esse conhecimento greco-romano foi absorvido por eles..já os negros da africa subsaariana como o próprio nome já diz tem um deserto( o maior do mundo)entre eles e o graúdo do mundo, não havia troca/intercambio de informações então isso meio que provocou um atraso, mas que em nada tem haver com capacidades intelectuais advindas de uma possível evolução dos povos da especie humana.Se por um exemplo existisse uma espessa camada de gelo separando os povos germânicos do sul da europa teríamos os "africanos primitivos" de olhos azuis e pele branca na europa. E essa questão de primitivo/evolução tome cuidado, isso é muito relativo pegue o maior gênio da informática e jogue o na amazônia, não durará 2 horas, um indígena sobrevive a vida toda, a tecnologia de cada um é importante(e eficiente)em seu contexto, o que diferencia os "mais avançados" foi um maior intercâmbio cultural ao longo da história. Vc também falou de que os negros se deixaram escravizar, e que milhões foram dominados por um punhado. Bom isso é mentira não falta literatura falando o contrario, a independência do Haiti, os quilombos, as revoltas e lutas nos países africanos, os movimentos por igualdade raciais nos E.U.A, a luta do Nelson Mandela na africa do sul, etc..e podia ser um punhado mas era um punhado armado até os dentes e que concentrava todo s os recursos naturais e financeiros, se quantidade valesse alguma coisa a índia (da grande civilização hindu!!) jamis seria conquistada pela minúscula(e de população muito inferior) Inglaterra, e o japão não teria conquistado a china na segunda guerra, e os gregos não teriam vencido os persa, e Cortez não teria conquistado os astecas, e Pizaro não teria conquistado os incas, etc..

      Excluir
    2. E tbm vc falou da africa ser estar ruim e tal, realmente africa tá de dar dó, mas vc esqueceu de dizer algo, que se não foi o principal agente causador dessa situação foi um grande maximizador dessa problemática, o colonialismo e depois o imperialismo dos europeus, matando e escravizando milhões, subtraindo recursos naturais, fazendo fronteiras que não respeitam os históricos de cada povo, foi uma estrategia para criar uma tensão entre tribos rivais, a maioria das guerras de hoje na africa advém dá partilha da africa pelas potencias imperiais do seculo 19. Um bom exemplo disso foi a estrategia da bélgica, que resultou no genocídio em ruanda, os campos de concentração na namíbia, se os europeus não são os principais causadores dos problemas da africa, pelo menos alguma parcela de culpa eles tem.Essa sua visão de mundo embora eu a respeite, eu a vejo como um preconceito disfarçado, querendo se valer de justificativas cientificas(evolução)e históricas sem nenhuma credibilidade(ou distorcidas pelo seu ponto de vista), e diria até ingenuas, que se levadas a luz dos fatos servem até para contradizer tudo o que vc falou. Enfim essa é a minha opinião, tchau.

      Excluir
    3. Para começar eu gostaria de parabenizar as duas respostas acima e dizer que o comentário principal é o resultado de ignorância e de uma mente manipulada por uma sociedade racista e equívoca. Querido autor do comentário por favor evite escrever com abreviaturas, deixam seu comentário muito caótico, informal e sem credibilidade, todavia voltemos ao assunto, a questão da evolução é muito discutida, porém o mais aceito é que os seres evoluem para viverem em um ambiente, então dizer que os brancos são superiores é um equívoco e tanto, afinal os negros não pararam no tempo e as gerações que seguiram continuaram a se adaptar no meio em que viviam, ou seja, os negros de 60 mil anos atrás não são os negros da atualidade. Os brancos, pardos, indígenas, negros, aborígenes são todos evoluídos para viver cada um em sua região, claro que com toda a globalização isso não é mais tão claramente visível. Sobre a escravidão cito um trecho do artigo Tráfico Negreiro da Wikipédia (por mais de não ser uma das fontes mais seguras eu já havia ouvido algo similar antes, a citação é a seguinte: "O tráfico de escravos causou verdadeira sangria na África: alimentou guerras internas, abalou organizações tradicionais, destruiu reinos, tribos e clãs e matou criminosamente milhões de negros." E depois no séculos seguintes com a colonização da África, como você queria que eles mantivessem toda a prosperidade se foram explorados? O mesmo acontece com os atuais descendentes dos Incas e Astecas, que tiveram antepassados que governaram impérios magníficos e atualmente estão reduzidos à uma vida "indígena" e muitas vezes pobre. É uma pena ver do que o homem é capaz, mas não comente apressadamente, pois a pressa é inimiga da perfeição, busque bem, pesquise a fundo e então crie uma opinião. Obrigado, M.

      Excluir
    4. vc me aparece bem entendido em historia mas nao concordo com vc falar que o negro deixou se escravisar.se de onde vc tirou isso

      Excluir
  26. O que vi nesse artigo é relevante e esclarecedor(nesse caso escurecedor). Li o trecho nos livros clássicos.

    O que me preocupa em certos blogs dizerem que outras nações erma negras também sem o menor respaldo para afirmar tal premissa.

    ResponderExcluir
  27. nao sou historiadora mas tambem acho que os egipcios antigos eram negros, nao imaginava que havia tanta polemica sobre essa questao

    ResponderExcluir
  28. Acredito que Os egipicios seriam uma raça morena,exisiu faraos brancos como tutankamon,Mas a maioria seria Morenos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os povos do norte de africa sao arabes...nem negros nem brancos. Apenas um idiota que nunca tenha viajado a esses destinos pode afirmar que os mouros sao negros. Em marrocos, argelia etc podemos encontar pessoas semelhantes aos povos do sul da europa , mas definitivamente nunca negros....

      Excluir
  29. Se os egípcios eram negros(não negros como os africanos,mas, "negros" de cor indígena e morenos)então os hebreus também eram?Então Adão e Eva também eram negros?DE acordo com a tradição e cultura dos judeus,adão tinha a ele vermelha,como um índio.

    ResponderExcluir
  30. Quanta ignorância! O povo Egito era BRANCO, era um povo de origem mediterrânea, tanto que RAMSES II era ruivo. O Egite em seu auge foi uma nação branca, quando começaram a pegar escravos da áfrica subsaariana e eses após receberem direito a liberdade eles foram se misturando com brancos até se o Egito se tornar um dos primeiros caldeirões étnico e então FALIR!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é um equívoco e tanto, a nação egípcia é descendente direta e africanos e só começou a miscigenação com macedônios e posteriormente com romanos após Alexandre, o grande. Aliás Ramsés II morreu com cerca de 90 anos, é praticamente impossível chegar até essa idade sem cabelos brancos.

      Excluir
    2. quanta ignorancia eles eram negros e ponto se os proprios historiadores gregos afirmaram isso entao nao tem como depois de tantos seculos dizer que eles eram brancos se mizraim era de pele escura entao seus descedentes que povoaram essa regiao eram tambem de pele escura a civilizaçao egpiciam se deu inicio a margen do nilo e os habitantes dessa regiao eram de pele escura

      Excluir
    3. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, vai estudar seu ignorante racista!

      Excluir
    4. Verdade, os racistas da esquerda tentam inventar mentiras para desmerecer o povo branco, mas fatos não podem ser contrariados, Egíto no seu auge foi branco, ou no máximo de multirraciais.

      Excluir
    5. Ruivo, sério??? O faraó não podia ter pelo algum no corpo e na idade em que ramsesII morreu já era para ter cabelo branco

      Excluir
    6. Veja o que sua burrice te leva, vc acredita que ruivos são exclusivamente de raça branca quando na realidade ser ruivo é provocado por uma mutação genética, assim como albinismo. Vcs brancos se acham donos da porra toda, quanto egocentrismo. Ha pessoas de diversas etnias/raças ruivas.

      Excluir
  31. pra mim eles eram parecidos com os indianos.
    eles msm se retratavam morenos e as vezes pardos,e retratavam os nubios em preto.
    ate me atrevo a pensar q os indianos soa descendentes deles,por tantas similaridades :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PRETO/MORENO/PARDO são cores, tons de pele, filho.

      Excluir
  32. Da mesma forma que é ridículo acreditar que tudo feito no Egito foi arquitetado por brancos é ridículo acreditar que tudo aquilo foi obra de negros, pra mim pouco importa qual a cor do povo que criou tudo aquilo! É uma obra da engenhosidade humana e só, sejam eles brancos, pretos, cinzas, rosas com ou sem lantejoulas...!

    Ser racista não é somente inferiorizar o negro, mas, sim qualquer outra raça! Infelizmente alguns brancos panacas que acham que exaltar o negro e se inferiorizar perante a história acreditam que estão se absolvendo do racismo e isso é ridículo, pois, estão sendo racistas da mesma forma!

    Aprendam não existe esse troço de raça! Não existem diferenças genéticas significativas que justifiquem tal afirmação!

    "Para um cego pouco importa se o seu cão guia é um Pastor Alemão, um Poodle ou um Vira Lata o que importa é que o mesmo enxergue!"

    ResponderExcluir
  33. É claro que a cor da pele do povo egípcio era escurecida e não esbranquiçada como os nórdicos, por exemplo. Afinal, com o clima predominante na região, seria de estranhar que tivessem a tez clara. Acontece que esforços foram feitos para associar não só a cor de pele, mas sobretudo a cultura e ainda a identidade do povo negro norte americano já no século XX à uma cultura que é considerada como berço da civilização. Então não se trata de saber se os egípcios eram negros ou não. Se trata de empoderar um movimento social, que fique bem claro, por associação à esse povo ancestral.

    ResponderExcluir
  34. muito bom saber disso ja vi jente fala que negro não crio nem uma roda eu me sentia inferior mas di uns tempo pra ca descobri varias verdade e essa do egito prova que os negros contruiram os maior molumento da terra e que os branco da midia queria se passar por egipsios roubando a historia negra que vergonha usar de falsa verdade pra se sentirem melhor ate jesus os romano pinto de louro jesus e negro tambem da cor do jaspe sardonio

    ResponderExcluir
  35. O Egito fica na África, e isso contribuiu para membros da comunidade negra dos EUA afirmarem que os egípcios eram negros. A ideia até foi difundida num clipe de Michael Jackson, para a música "Remember the Time". Mas é tudo confusão com os núbios.

    A Núbia se localizava em parte do território dos atuais Egito e Sudão. Os núbios construíram um império, que incluía o famoso Reino de Kush, e tiveram intenso intercâmbio cultural com os egípcios. Também construíram pirâmides, embora não tão grandes quanto as egípcias.

    No século 8º a.C., eles invadiram e conquistaram o Egito, iniciando quase um século de domínio. Os reis núbios que então governaram o país são conhecidos como "faraós negros". Já os egípcios, pelo menos em sua maioria, não eram negros, mas brancos de pele morena. No entanto, vale lembrar que houve miscigenação entre egípcios e núbios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "brancos de PELE MORENA!!!!" kkkkkkkk amigo não seja ridículo!

      Excluir
    2. Há um erro semântico aqui; o que ele quis dizer é que eram caucasóides de pele BRONZEADA, assim como os povos semitas, e aliás, os egípcios eram semitas, se pareciam com os árabes atuais.

      Aliás, branco e negro são definições além da cor da pele. Um negro pode ser tanto um alguém de pele mais clara -- de tom amarelado -- como os khoisan quanto os sudaneses, cujo a pele é bem escura. O mesmo vale pros brancos: há etnias extremamente pálidas como os escandinavos e outras com a pele mais escura (aí entra o "brancos de pele morena") como os habitantes do sul da Europa.

      Excluir
    3. Claro que existem Brancos Morenos como Portugueses , Espanhóis , Italianos

      Excluir
    4. Porem nenhum deles eram europeus, brancos, mas sim mestiços. Parem de inventar moda, um pardo negro nao tm o mesmo tom de pele de um pardo branco.

      Excluir
    5. Fui para Europa Alemanha e no museu Partenon que fica em Berlin retram nas pituras um Egito NEGRO. )Pele com melanina. Pele preta.

      Excluir
  36. em minha opinião, eu acho que os egipcios sao um povo extremamente interresante e concerteza( Embora eu nao possa afirmar isso com toda certeza assim), eles eram negros...mas o problema não é saber se eles eram ou nao negros, mas sim o esteriotipo que e relacionado ao povo negro. Todo negro tem que ter cabelo crespo e labios grossos, isso nao é verdade..eu acho que o povo egpicio sim poderia ser como o povo brasileiro...e se parar para pensar um pouco isso até que faz sentido...eles deviam ter em alguma epoca uma mistura de raças(miscigenação) onde se teve uma uniao de povos e como os egipicios as vezes eram cosquistados por povos diferentes( romanos, gregos e etc...) acabou acontecendo essa mistura..portanto os egipicos sim sao um resultado de um a grande miscigenação assim como no brasil e por isso eles tinham cabelo bom embora sejam negros.....eu sou negro e meu cabelo é crespo, mas conheço muitos negros (a maioria vindos da bahia) que possuem cabelos lisos como os chamados '' homens brancos'' ou mediocramente a raça superior.. como muitos defendem ainda.
    se quiserem me add no face: eu me chamo jeronimo da silva..a foto o=do meu perfil é um ponto de interrogação

    ResponderExcluir
  37. Poxa, eu era mais feliz pensando naqueles egípcios que tinham uma cor escura quase dourada, nem negro, nem branco, nem pardo... ou melhor, uma cor que só pertencia a eles.

    ResponderExcluir
  38. Nessa região da ÁFRICA, acredito que a pele branca era raríssima e muitas vezes confundida com a lepra, tanto que a biblia, no livro de LEVÍTICO, cap.13, ver.13. nos mostra que a "brancura" de todo o corpo, deveria ser analisada e declarada "limpa" pelos sacerdotes. Do contrário, seria a praga da lepra.

    ResponderExcluir
  39. O problema é que as figuras artísticas egípcias possuíam traços claramente caucasianos. O mais correto é compara-los com o povo árabe. Não existem traços negroides no povo egípcio.

    ResponderExcluir
  40. As antigas civilizações são sem duvida constituidas de raças mistas e não brancas e se mostram um fracasso. Esses preconceitos que existem hoje é o que eles colhem atualmente por seus fracassos passados. Pode parecer preconceito de minha parte, mas os antigos imperios eram muito violento e a palavra direitos humanos não é daqueles tempos infelizmente.

    ResponderExcluir
  41. Tenho quarenta anos e desde os 11 me interesso pela civilização antiga, principalmente a egípcia. Talvez pela influência de sua arte, sempre me ocorreu serem os antigos egípcios negros e esbeltos.

    ResponderExcluir
  42. HÁ MUITO ANACRONISMO; QUANDO HERODOTO FOI AO EGIPTO OS EGIPCIOS JA ESTAVAM EM AMPLA DECADENCIA RACIAL; JA TINHAM INVADIDO OS NUBAS; ARISTOTELES IDEM; ISSO JA É O PERIODO MACEDONICO - NO PROPRIO FILME ALEXANDRE O NAMORADO DO ALEXANDRE DA UM PRESENTE A ELE DIZENDO QUE ERA DE UMA EPOCA EM QUE SE ACREDITAVA ANIMISTICAMENTE QUE O SOL ERA UM DEUS; OU SEJA, INDICANDO QUE O EGIPTO VINHA DE MILENIOS ATRAS A EXEMPLO DO ORIENTE PROXIMO; NEFERTITI É CLARAMENTE CAUCASIANA; TUTANCAMON TINHA HAPLOGRUPO MAIS PROXIMO DOS EUROPEUS DO OESTE QUE DOS PROPRIOS BERBERES E SEMITAS..DIRÁ DOS NEGROS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigp, se vc conseguir, um dia, suplantar o volume II da. Coleção História Geral da África da UNESCO, (Egito) então, volte aqui e nos convença, do contrário, até o tolo se passa por sábio quando se cala. Segue o link (pra facilitar seu trabalho) estude e aprenda. Se não conseguir tente ao menos superar o preconceito isso é patético.

      http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/general_history_of_africa_collection_in_portuguese-1/#.VPi2370ihAg

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  43. Eu, Carlos gostaria de parabenizar pelo assunto aqui abordado.
    Qualquer pessoa com o mínimo de honestidade sabe que os egípcios era um povo de pele escura (negra).
    faça um pesquisa sobre o canal de Suez.
    tenho mais de 20 hora de estudo sobre o Egito, e não vejo nos mesmo um
    branco.
    Agora essa de branco com pele morena, sinceramente eu, não esperava. kkkkkkkkkkkkk
    o meu e-mail é carloshenrique1970@hotmail.com
    um abraço e um até breve.


    ResponderExcluir
  44. Gente é claro que os egípcios eram negros,por isso raspavam os cabelos...hoje em dia pra nós negras e negros q temos cabelos difícies existe tratamento,alisante e etc...imagina naquela época que não tinha essas maravilhas o jeito era raspar tudo e tacar peruca na cabeça...mas era muito chique também..rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eles nao raspavam os cabelos por ser negro...naquela epoca havia uma infestaçao de piolhos.

      Excluir
  45. O sol como plano de fundo dificulta muito a leitura do texto no blog.

    ResponderExcluir
  46. Achei ótimo o debate. Estou lendo com pouco tempo, em razão do horário e tenho ainda muita pesquisa a fazer, mas, não se esqueçam que o homem está há pelo menos mais de 50 milhões de anos sobre a face da terra e diversas mudanças certamente ocorreram. Acho que a maioria de nós(eu sou negra), éramos tão retintos, que até hoje em diversos continentes e espécimes de almas, vemos colorações entre o preto e o branco. Sim porque, não há variação de outras cores que sabemos existir naturalmente no universo. O homem, só varia da cor branca para a cor negra e nunca para outro cor.

    ResponderExcluir
  47. Com certeza esse povo Dravidiano teve alguma miscigenação no decorrer da sua história. O fato deles terem cabelos lisos comprovam isso. Se você pegar, por exemplo, os aborígenes da Austrália, que não tem nenhuma ligação com a África, verá que eles tem cabelo crespo e pele escura. Eu creio que pelas evidências apresentadas no texto, os egípcios eram um povo miscigenado e claro alguns eram mais "brancos" e outros mais "negros". A frase do texto enfatiza essa minha opinião: E para concluir este pequeno resumo temos o do historiador Amiano Marcelino, que viveu aproximadamente no século IV d.C. e que escreve: “(...)a maior parte dos homens do Egito "são morenos ou negros", com uma aparência descarnada”.
    E se de fato é um país cuja totalidade não partilha a mesma identidade é DESONESTO afirmar que os egípcios eram negros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No norte da africa ha pessoas ate hj com cabelos lisos kkkk
      A origem dos dravidianos (indianos mais escuros) se deu por lá.
      ERRADO, sobre os aborigenes australianos : http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/05/negros-loiros-da-ilha-salomao.html

      http://www3.imperial.ac.uk/newsandeventspggrp/imperialcollege/newssummary/news_23-9-2011-10-41-8
      Parem de achar que europeus colonizaram tudo
      TUDO PARTIU DA AFRICA. Africa nao é só negro de pele preta e cabelo crespo. Esse padrao comum é racista e darwinista.

      Excluir
    2. Os drávidas, os hindús do sul e os australoides não são negros , eles estão entre um grupo e outro. podendo ser classificados como Pré-arianos ou pré-humanos(linhagem homo-Sapiens sapiens, só o homem(ser-humano) branco , europeu, caucásico é de fato Homo Sapiens ! As demais manifestações ditas "étnicas" não passam de sub-divisões ainda não evoluídas o suficiente para terem Status humanóide.
      A conformação facio-craniana dos tipos inferiores o demostram claramente, se forem batidos fotos de raios X. O negro autentico é o tipo hotentote-Bantu, cujo o ADN é uma "evolução" do Homo erectus, comparem as fotos dos crânios e vcs verão que não há diferença significativa em várias linhagens. Negros com características Brancas, tem ascendencia Branca em sua genealogia, (pele fina, delicada e/ou traços delicados como nariz aquilino ou cabelos lisos ou não tão crespos; Como os negros do leste d'África. Etiópia, Eritréia, Sudão,Djbouti e os tuaregues, que chegam a ter os olhos verdes e traços arianos(como muitos etíopes, pode-se dizer que são Negros arianizados!
      São os mais antigos grupos na África junto com os Bosquímanos ,que são como,"mulatos", provando ou no minimo indicando seriamente, que o processo foi o inverso do que geralmente se supõe. Ou seja , foram os Brancos que deram origem aos negros e não o contrário. Melhor detalhado, os grupos que colonizaram a África foram se amorenando e o cabelo encrespando como reação de defesa ao calor e sol extremos.Além de terem se miscigenado com os escuros homo-Erectus nativos na África. Enquanto os europeus descendem de um um outro tipo mais evoluído que são os Homo-neanderthalensis, que se misturaram a tipos mais evoluídos ainda que já eram Homo-Sapiens que co-existiam com os Neanderthais , que eram como "brancos" primitivos das cavernas com aparência mais rude que o atual Europeu,mas mais adaptados às difíceis condições pré-históricas.

      Excluir
    3. Os Austrlóides são um grupo anterior à formação da divisão racial, estão entre o tipo hindú-Drávida e o negro antes de se africanizar ou 'evoluir' a partir do Homo erectus, são o grupo mais antigo na Terra, atualmente vivos !
      jà o hindú clássico está entre o tipo drávida e o hindú semita e ou Ario-semita já podendo ser considerado um primitivo ou primeiro sub-grupo ário.
      Fontes: Estudos sobre raça de diversas fontes e épocas, notadamente Enciclopédia Delta la Rousse, edição de 1950 no quesito sobre !"Raças humanas" ; https://www.google.ru/search?newwindow=1&biw=1093&bih=564&q=essay+sur+la+diference+reciel&nfpr=1&sa=X&ved=0ahUKEwij8oWSpuTMAhUKEJAKHb5yCyMQvgUIGSgB ou Ensaio ou Tratado sobre a desigualdade Racial do nobre e ínsígne, Joseph-Arthur, Conde de Gobineau (1816-1882), nascido em Ville-d'Avray, na França, e falecido em Turin, na Itália, diplomata francês, escritor, etnologista e ...antropologo físico
      Os escritos de Helena Petrovna Fadeef Von Blavátsky,(russa, considerada a mulher mais culta e com maior grau de erudição de sua época e uma das precursoras do pensamento do século XX,Friederich Nietzsche,maior filosofo da modernidade ; Neville chamberlain,um dos maiores pensadores da Europa e da Inglaterra; Edouard Shouré, teósofo, escritor e intelectual frances, Alfred Rosemberg, ideólogo alemão ; mais recentemente,
      Nobel da Medicina choca geneticistas ao afirmar que negros são ...
      oglobo.globo.com › Sociedade › Ciência
      17 de out de 2007 - LONDRES - O prêmio Nobel de Medicina James Watson, pioneiro no ... no mundo todo, particularmente por cientistas que o classificaram de racista. ...
      e o grande conferencista americano da atualidade chamado David Duke;
      nazismo - verdades e mentiras: NOVA AMEAÇA À LIBERDADE DE ...
      nazismo-verdades-e-mentiras.blogspot.com/.../nova-ameaca-liberdade-de-expressao-p...
      18 de jun de 2015 - ... para assistir “HELLSTORM – O verdadeiro Genocídio” (legendado em ... você repete o que a elite judaica diz sobre judeus – por David Duke.
      E outros que me lembro e que não , os nomes ,mas que depois posso dar se, se interessarem !Um abraço a todos , não me entendam mal , não sou tão racista como parece, poderia muito bem CASAR com uma negra ou judia, que me interessasse , aliás como já aconteceu de me interessar o suficiente para isso,várias vezes, muito embora, minhas concepções ! Talvez esteja eu, mais para Racialista do que para racista, propriamente dito ! assim como negros e judeus defendem e podem defender livremente suas concepções de superioridade e supremacismo ,PQ os pobres dos brancos não o podem fazer , sob pena de serem execrados ! ? eu sou um defensor das minorias , portanto, poque não defender também os valores da civilização , Raça e cultura Branco-Arianos ! ? Considero o Nazismo e os demais movimentos de defesa Brancos, como os CCNs(Centro de cultura Negras), da vida , só que ao inverso, de defesa das minorias brancas. Assim como NNNNegros e judeus tem todo direito de se defenderem , de se unirem e de lutar por politicas que os beneficiam , por que negar o Mesmíssimo direito às MINORÍAS Brancas? Pensem nisso!

      Excluir
    4. Valério Lima sua explicação já nem deve ser levada a sério pois vc não sabe nem o que é ariano.Primeiro que ariano não é característica física que define um ser humano e sim um grupo linguístico de povos antigos provavelmente celta (indo-europeus) de ascendência ariana verdadeira que são povos da Índia ou castas. Só por este motivo ja me refuto em continuar a lhe responder, Tchau....

      Excluir
    5. Só complementando, é justamento o homem "branco superior" que conquistou tantos méritos e honras na ciencia, artes, cultura, que está a levar este mundo para a merda que ele mesmo não pode controlar.Aonde o homem "branco" põe a mão azeda, primeiro levaram doenças para os índios através de animais domésticos, dizem que são os negros que são ladrões mas pelo que eu saiba de história foi o homem branco europeu que invadiu território alheio(america do norte, sul, africa) os verdadeiros ladrões que se apossam do que não lhes pertence.Dizem que os negros que violentos e estupradores.Só verificar o tanto de negros mortos, e suas mulheres estupradas por fazendeiros e senhores de engenho e é por isso que estou aqui como descendente de Portugueses e africanos, pois a minha ancestral foi estuprada por um branco.Se não bastasse foi um alemão chamado hitler que matou inumeros brancos europeus a sua volta que ele julgava inferior como os poloneses(depois o negro que é animal).Fantástico, o home mbranco criou a arma de fogo para ferir os outros mas o tiro saiu pela culatra....kk, e a tecnologia então que vocês brancos tanto se gabem de terem criado, é mesma que vai destruí-los é só um irmãozinho(branco) seu ficar com raivinha e apertar o start e uma bomba cheia de tecnologia aterrizar na sua linda casa como os americanos fizeram em hiroshima. Aplausos para os brancos, tudo o que sabemos aprendemos com eles, a matar, roubar, estuprar, violentar nossos proprios irmão de pele, fazer armas de fogo, bombas atômicas para destruir um país inteiro, aquecimento global causado por carros..... aplausos gente os brancos europeus neandertais superiores são demais....... Aplausos........

      Excluir
  48. Os antigos egípcios eram negros? O Egito fica na África, e isso contribuiu para membros da comunidade negra dos EUA afirmarem que os egípcios eram negros. A ideia até foi difundida num clipe de Michael Jackson, para a música "Remember the Time". Mas é tudo confusão com os núbios.

    A Núbia se localizava em parte do território dos atuais Egito e Sudão. Os núbios construíram um império, que incluía o famoso Reino de Kush, e tiveram intenso intercâmbio cultural com os egípcios. Também construíram pirâmides, embora não tão grandes quanto as egípcias.

    No século 8º a.C., eles invadiram e conquistaram o Egito, iniciando quase um século de domínio. Os reis núbios que então governaram o país são conhecidos como "faraós negros". Já os egípcios, pelo menos em sua maioria, não eram negros, mas brancos de pele morena. No entanto, vale lembrar que houve miscigenação entre egípcios e núbios.

    Fonte:

    http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/egito-antigo-verdades-e-mentiras-sobre-a-civilizacao-multimilenar.htm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Egito fica na África, antes da era ptolomeica eram negros com diversos tons (do mais escuro ao marrom), começaram a ficar claros depois de ptolomeu e mesmo assim ainda eram mestiços, egipcios nunca considerados BRANCOS, só ascendencia.
      Esses brancos de pele morena se perpetuavam tb entre si, muitos tinham cabelos crespos e usavam perucas.

      Excluir
    2. Parabéns por também falar a verdade que tanto incomoda a esquerdalha mentirosa , oportunista e demagógica que adora jogar negros contra Brancos e inverter a Realiadade ! O Egipto Antigo é obra de Brancos que Dominaram negros bastardos(a raça bastarda, dominada pela Raça de Senhores Arianos, seres superiores vindos de outros continentes e de outros lugares, a Raça Conquistadora.

      Excluir
  49. A um serio problema no Brasil o retardamento mental nao se pode contestar os negros parece que a história se inverteu foram os negros que colonizaram o mundo e não os europeus tem idiotas que ficam assistindo estas merdas de progamas que inventaram uma falsa intelectualidade e vem contestar verdadeiros estudos geneticos que provao que a porra de alguns faraós eram brancos os europeus tiveram uma diaspora imensa desde a epoca de alexandre o grande e so pesquisar um pouco para ver as evidencias e nao ficar nesta viadage de puxar saco de outras civilizações afinal o alienado o seu direito a democracia que permite voce vomitar estas merdas que vc fala foi garantida pelos brancos que vc seu bosta fica ai nesta palhaçada falando merda achando que sabe alguma coisa este comentário e para todos que não usao a razão e sim emoções baratas para se sentir integrado no lixo atual desta sociedade que vivemos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso maí , vc é um dos poucos aqui a falar a verdade, Parabéns pela coragem e ousadia de desafiar o Establishment, criado pelos judeus da elite, para diminuir a importancia da contribuição BRANCA à civilização. Viva a Raça Aria ! E suas conquistas !

      Excluir
    2. Boa tarde a todos. Meu nome é Manuel Baptista, nasci em África, graças a Deus, os meus pais eram da Europa. Cores, o arco iris tem sete e nenhuma se queixa. Pessoalmente, estou-me borrifando para isso. A não ser que já haja algum tipo de sangue que obedeça a cores. Eu mesmo sou dador de sangue e não me consta que grupos sanguíneos sejam reconhecidos por cores. Mas a questão que me traz aqui é outra. Muito se fala em escravatura. Aos olhos da maior parte das pessoas que nisso falam, escravatura é os mais claros escravizarem os mais escuros. Os egípcios eram negros. Quem construiu as pirâmides de Gizé? Escravos? Era o povo egípcio esclavagista? Houve ao longo do tempo um volte face e passaram de senhores a escravos, como dizem ser? Não era costume reis africanos venderem os seus próprios conterrâneos, compatriotas, ou capturados de guerra? Ficaria grato se alguém me pudesse elucidar a este respeito. Grato desde já. Meu e.mail para contacto: manu.baptista@gmail.com.

      Excluir
  50. Sim, mas apesar de vc ter citado a Cleópatra, ela não entra na discussão, porque a Cleópatra era a sétima filha rei rei Ptolomeu XII, descendente do General Ptolomeu, da forças de Alexandre Magno. Portanto, ela, por ser grega, era sim, branca.

    ResponderExcluir
  51. antes de levar tudo para motivos de racismo e desmerecer os estudos, usem um pouco um raciocínio lógico tão básico quanto a obviedade da incidência solar e o bronzeamento, e não se deixem levar pelo complexo...

    ResponderExcluir
  52. antigamente todo o mundo era negro, inclusive nas regiões geladas; acho q tiveram q evoluir...ou, sei lá, pra se adaptar ao frio q é tão rigoroso...XP
    não precisa oscilar entre os extremos de egito negro ou alienígena pra saber q tiveram uns obamas...o0

    ResponderExcluir
  53. Aí nos é petguntado, pq VC liga pra isso o importante é a história a cor deles não importa... Para nos importa a partir do momento q a minha cor hoje por uma grande maioria é taxada de inferior e associada a escravidão e roubo, isso não é ser vitimista isso é ser realista pq só quem é afro descendente e já optou por atravessar a rua pra não ter q ver um grupo de brancos ou família te olhando como se fosse assautalos ou esperando um simples movimento seu, eu sinceramente prefiro atravessar a rua ou pegar distância do q sentir o preconceito de pessoas completamente ignorantes q julgam os outros por algo q a sociedade inconscientemente apóia só quem já andou com mais de um amigo negro em uma rua e teve q desviar de pessoas brancas pra evitar constrangimento vai entender o pq fatos como estes são importantes pra uma raça

    ResponderExcluir
  54. NÃO TEM COMO SER BRANCO NA ÁFRICA. EGITO É NA ÁFRICA. SOL DO CÃO. Óbvio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sol antigamente chegava há 120º graus, branco não conseguia viver no Egito, principalmente no deserto.

      Excluir
    2. Os egipcios eram NEGROS! Negroes. Pretos

      Excluir
  55. O sol antigamente chegava ha 120 graus, impossível brancos conseguir viver lá. Egito era negro, provas que corpos achados lá tem traço negroides, aqui acaba a discussão! Egito escravizou os Hebreus ou israelitas, se o cara ai em cima queria falar que escravizou brancos "judeus asquenaze" Sinto muito essas pessoas não são os dá bíblia, os hebreus ninguém sabe como eles era ou cor dá pele. E negros podem ter filhos brancos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hebreus tinham pele queimada de sol (provavelmente), lá não era nenhuma europa.

      Excluir
  56. Tudo é uma questão de melanina, ou mais ou menos. mais para os que vi- vem em regiões de excessivo calor menos para os que vivem em regiões
    mais frias. Então para o periodo inicial da humanidade atesta-se um gradual numero de pessoas mais escuras, e o Egito localizado em região de intenso
    calor, mostra-se com negros em sua população e por conseguinte os legen-dários faraos eram negros, como os deuses da África o são.

    ResponderExcluir
  57. Tudo é uma questão de melanina, ou mais ou menos. mais para os que vi- vem em regiões de excessivo calor menos para os que vivem em regiões
    mais frias. Então para o periodo inicial da humanidade atesta-se um gradual numero de pessoas mais escuras, e o Egito localizado em região de intenso
    calor, mostra-se com negros em sua população e por conseguinte os legen-dários faraos eram negros, como os deuses da África o são.

    ResponderExcluir
  58. Nem todos do continente africano, são negros, como mostra a primeira foto. Países como Tunísia,e Egito, tem uma mistura muito grande de raças. O que provavelmente corrobora com a segunda foto, tendo os Faraós, uma cor meia parda, e não totalmente negra. Muito embora se existiu faraó no Quênia, não tem como duvidar dar cor predominante negra, fato que não existiu. Agora vejamos, se os Faraós eram negros mesmo, quer dizer, que a escravidão de negros, não é fruto do europeu, como grita a esquerda, e sim um processo do povo africano, mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A escravidão naquela época não era racial, uma vez que os egípcios eram negros. Era devido a questões de classe social.

      Excluir
    2. Não tente desvendar a África com pensamento colonizado.
      Na África haviam pessoas de diversos tons de pele negra e depois disso foram se separando e devido ao clima foram mudando.
      No brasil qualquer tom que se passa de escuro é chamado de ´moreninho, pardo´ sendo que são negros, pela lógica dos fatos somos todos negros(até os ditos brancos), o mundo foi dividido, possuímos ancestrais em comum, mas nos dividiram por raças e mesmo nessa divisão visual ainda sim são negros. Há uma grande diferença entre pardo (filho de branco e preto E pardo africano).
      Usavam perucas, alguns possuíam sim cabelo crespo, depois d era ptolomeica foram se misturando e hoje ha egipcios muito claros.
      Só que se for reparar, os egipcios viviam ao norte da África, África é um continente imenso com diversas etnias.
      A escravidão racial se deu pelos europeus, a social sempre existiu em todos os povos onde o mais forte dominava os mais fracos.

      Excluir
    3. Negros! Fui ao museu de Pártenon em Berlin. As pinturas originais retratam os egipcios com melanina, Negros. Cor preta.

      Excluir
  59. Luiz, nem toda Europa e branca, tem lugares na Europa que tem negros e tinha. Lembrando na Grécia tinha um povo mestiços,ele não era brancos e sim uma cor pardo, por isso que se comparar os gregos com um Alemão você vai vê diferença. Na Grécia tinha negros, minoico e outros, mais praticamente na Grécia não tinha brancos. Ex: tem caucasiano negros. E os branco atualmente na Africa são invasores, no Egito tem os nativos igual no Brasil, e eles são todos negros.

    ResponderExcluir
  60. Outra civilização negra interessante é a do povo etíope, que inclusive sobreviveu à expansão árabe e europeia. Um grande povo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Italia nunca conseguiu dominar a Etiopia! Um povo fortíssimo.

      Excluir
    2. Tudo começa na Etiopia. Povo magnifico!

      Excluir
  61. Gente eu tbm acreditava q eram negros.. Mas pesquisem sobre múmias llullaico. .. Tem uma criança q lembra muito aqles desenhos d mulher egípcia.. Eram povo inca mas nunca se sabe se o povo do egito antigo haviam reinado em outros lugares.. Pois se vocês forem pesquisar existem pirâmides em varios continentes do planeta.. Nao pode ser coincidência

    ResponderExcluir
  62. Tudo era bem preto, depois fomos nos dividindo e tendo várias cores, depois fomos nos misturando entre si de novo até surgir novas características relacionadas a climas, depois da evolução fomos nos separando, separando e separando... é isso a história do mundo.

    ResponderExcluir
  63. Gostaria de saber das fontes citadas, principalmente de Herodoto e Aristoteles. Obg!!!

    ResponderExcluir
  64. Este artigo dá uma sugestão interessante.
    Foi feita com bases cientificas.

    "Estes fatos não só têm interesse antropológico, no entanto, mas também uma grande importância simbólica. No antigo Egito, o deus Seth foi citado como sendo ruivo, e os ruivos foram citados como tendo adorado o deus com devoção. [Wainwright (1938) 31, 33, 53.] No estudo Ramsés já referido, a egiptóloga Desroches-Noblecourt escreveu um ensaio, no qual ele expõe a importância da condição ruiva de Ramsés '. Ela observou que os Ramessides (a família de Ramsés II), foram dedicados a Seth, vários deles com o nome de

    Seti

    , que significa "
    amado de Seth
    ". Ela concluiu que os Ramessides acreditavam ser descendentes divinos de Seth, com seu cabelo vermelho como prova de sua linhagem. Eles podem até ter usado essa característica física peculiar para impulsionar-se para fora da obscuridade, e para o trono dos faraós. Desroches-Noblecourt também especulou que Ramsés II pode ter sido descendente de uma longa linhagem de ruivos. [Balout, et al. (1985), 388-391.] Suas especulações têm sido provada correta: Dr. Joann Fletcher, consultor da Fundação Britânica para Bio-antropologia, provou que Seti I (o pai de Ramsés II), tinha o cabelo vermelho. [Parks (2000).] Também tem sido demonstrado que a múmia do faraó Siptah (bisneto de Ramsés II), tem o cabelo vermelho.[Partridge (1994) 169.] Podemos notar também a descrição antropológica da múmia Ramsés, que foi descrita pelo historiador bíblico Archibald Sayce: "A Dinastia XIX a qual Ramsés II, o opressor dos israelitas, pertencia, se distingue pela sua

    dolichocephalismo

    marcado de longa de cabeça. Sua múmia mostra um índice de 74, enquanto que o rosto é um oval com um índice de 103. O nariz é importante, comprido extreito e aquilino, e as mandíbulas são alinhadas de forma normal. O queixo é largo, o pescoço longo, como os dedos e unhas. grande rei parece ter tido cabelo vermelho ". [Sayce (1925) 136.] Todos estes detalhes são características da raça nórdica. [Günther (1927) 10-23.] Sendo que finalmente, devemos notar que
    o professor Raymond Dart declarou que a raça nórdica era o "tipo faraônico egípcio".
    Ele, então, passou a afirmar especificamente, que a cabeça de Ramsés II é "pelasgica elipsoidal ou nórdica" em seu tipo

    pelagisca significa que pertence a um membro de um povo que vive na região do mar Egeu, antes da vinda dos gregos. [Dart (1939)."


    http://www.academia.edu/6799106/O_Ruivo_Fara%C3%B3_Rams%C3%A9s_II_por_Karl_Earlson

    O povo pode ter sido negro, mas parece que faraó e sua corte não o fosse.

    Eli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ter cabelo ruivo e rosto oval não é característica de algumas ald loeias africanas negras. Até hoje encontra se pessoas negrascomcabelos loiros. A UNESCO apóia que a origem do Egito é negra. Tudo leva a essa verdade.

      Excluir
    2. Seth era homem com cabeça de carneiro e representava a noite. Tinha cabelo vermelho e representava o deserto. Ai que está, o deus africano que representa o deserto é negro de cabelos avermelhados. Procure em deuses africanos, caso tenha interesse.

      Excluir
    3. Os cientistas de hoje descartam uma ascendência ruiva para Ramsés 2 e seus antepassados. Pois percebeu - se que os cabelos de Ramsés mesmo brancos, Continham pigmentos de tinta. Os antigos egípcios, assim como outros africanos tinham o costume de pintar as perucas e os próprios cabelos em alguns casos. Ainda hoje encontram _ se tribos africanas que pintam os cabelos.

      Excluir
  65. O DNA DE TUT-ANKH-AMON É MAIS PRÓXIMO DOS SUB SAHARA AFRICANOS PERTO DO GRANDES LAGOS AFRICANOS E DO OESTE DA AFRICA.NÃO SÓ DELE COMO DE AKHENATON, RAMSES 3 ENTRE OUTROS. http://www.dnatribes.com/dnatribes-digest-2013-02-01.pdf

    ResponderExcluir
  66. NEM TODOS os FARAÓS eram NEGROS segundo os EGIPTÒLOGOS. Os primeiros FARAÒS ERAM NEGROS. E após a CONSTRUÇÂO PIRÂMIDES surgiram outras civilizações que conquistaram o território que eram ora brancos(maioria) ora negros.PESQUISEM AS DINASTIAS NA INTERNET. Fica NÌTIDO nas FIGURAS HUMANAS como CORES DA PELE IDENTIFICANDO A COR NEGRA ASSIM COMO O FORMATO DO CORPO DAS ESCULTURA HUMANA, NARIZ, BOCA quem são negros ou brancos. Além disso foi realizado teste de MELANINA identificando outras múmias negras do período. Ramsés II, descoberto recentemente parece ser ruivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há especulações de que as pirâmides e a esfinge datam de aproximadamente 10000 anos antes da era cristã. O Egito só começou a clarear depois de milênios da chegada dos nativos Negros.;-)

      Excluir
  67. Perdoe a minha ignorância: Museu Partenon? Em Berlin? Tem o endereço, por favor? Grato.

    ResponderExcluir
  68. egipcios não eram negros nem brancos,mas eram de pele morena avermelhada,e seu fenótipo era como uma mistura de negros com brancos,com as feições mais variadas.e sobre eles serem africanos,sim,eles eram africanos,mas os povos do norte da africa tem a pele mais clara,os subsaarianos é que tem a pele negra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atualmente a África do Norte é denominada erroneamente de África branca. Isso devido ao racismo mundial. Até mesmo os mais escuros são chamados de branco. Isso é muito doentio. Mas a questão em análise é a etnia dos antigos egípcio. Navedade essa questão é bem visível e só não vê quem não quer por motivo particulares ou racistas. Todas as provas os caracterizando o Negros legítimo. Uma vez que eram originados até mesmo do Sudão e Núbia. Sábio da a tjguidaxevi ia. Descrevendo essa população. Os racistas vivem os idealizandoco oavermelhados. Isso é uma loucura. Mas enfim, deixe eles pensarem co o quiserem. Eu prefiro ver e ter provas do queestou falando e acreditando. Mesmo se a verdade é incomodar. Estou me tornando um egiptólogo sem querer. Nunca encontrei nenhum. Documento que os tratava como morenos ou brancos bronzeados.

      Excluir
  69. nem todos os povos tem que ser ou negros ou brancos.na verdade,a maioria dos povos ficam entre os dois

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não minha Querida.Na Africa subsaariana por exemplo, etiópia, nigéria, você não encontrará meio termos....
      Deixe de ser ignorante...

      Excluir
  70. Sinto Informar ao Racista Valério Lima que ele precisa estudar mais sobre o que é ser de linhagem ariana.Acredito que nem ele saiba o que é ariano.Segundo estudos científicos sérios já refutaram esta "estória" de que o homem branco é raça superior vindo do neandertal, só verificarem um estudo sobre a ossada mais antiga achada na africa.E outra quero lembrar ao valerio lima que esta evolução que os brancos tanto se orgulham, são exatamente os mesmos que levarão a todos nós a ruína.
    lembrando que os brancos (Valerio Lima) se orgulha tanto de ser superior, mas a peste negra (Europa) que dizimou milhares de brancos, as invasões europeias a países vizinhos como no caso de napoleão (França) invadiu Portugal, E a Alemanha nazista que dizimou milhares de poloneses(Brancos europeus).Deixando um pouco de lado a questão de que se os egípcios eram negros ou não, a realidade é que os ser humano tem a necessidade de voltar o seu canhão de ódio para alguém.
    Suspeito de que se sumirem da face da terra todos os negros e asiáticos e semitas, o povo "superior" branco europeu vai ressuscitar Napoleão ou Hitler para matar seus irmãos.Afinal contra quem os cães raivosos vão brigar?

    ResponderExcluir
  71. Fiz algumas pesquisas sobre esse tema e cheguei a conclusão que os antigos egípcios eram negros,sinto muito preconceito por parte da midia que sempre retratam tanto os deuses como os monarcas como pessoas de pele "clara", fico indignada e consternada com tal ato de preconceito, o que me leva a pensar que os negros "servem" para ser escravos porém, não "servem" para governar... pura hipocrisia.

    ResponderExcluir
  72. Me deixou mais confusa kkkkkkkkkkk sabe aquele filme A Múmia, deixa a desejar.pois a maioria é branco até no anime Hyugiho o faraó Atem tem olhos azuis arroxeado

    ResponderExcluir
  73. Mais mesmo assim eu adorei achei muita coisa bacana e os comentários são top.Parabéns pessoal!

    ResponderExcluir
  74. Pelo que tudo indica, os antigos egípcios eram verdadeiramente negros..Por habitarem ao norte do continente africano....e os faraós dá época também eram negros.... Inclusive a Cleópatra....Quanto a isso não resta dúvida..Pois existem pesquisa que comprovam.. e a própria arqueologia...As análises feitas nas múmias e nos crânios nos museus em Paris foram contundentes para comprovarem essa veracidade....

    ResponderExcluir
  75. meu pai é egipcio e tem o cabelo liso e a pele escura !! vcs ainda nao entenderam que somos assim ? parem de querer dizer uma coisa que n existe ! os egipcios sao e sempre serao morenos escuros a negros e com os cabelos lisos sim.eu sou morena igual meus pais, e tenho o cabelo mais liso que de uma pessoa branca .

    ResponderExcluir
  76. Testes recentes em mais de uma centena de múmias egípcias do médio e novo império, provam que os egípcios daquela época eram de origem européia. O DNA de Tutankamon é similar à 70% dos britânicos. O DNA de Ramses II, indica que além de ser caucaciano, ele era ruivo. Portanto, os egípcios eram caucacianos (brancos) e não negros.
    Agora, quem quiser acreditar em discurso ideológico de algum movimento negro, é só acreditar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkk origem européia cara não força essa origem é dos antigos iranianos que se espalharam para o oriente médio e depois um grupo foi para a europa os antigos britânicos eram negros ate a 6000 a.c e foram invadidos ou conquistados Lélis brancos do mediterrâneo que ja eram fazendeiros e acricultotes na quela época e é bem provável que no médio e novo Egito ouve grande cruzamento entre eles o Egito durou mais de 3000 anos não foi sempre igual em toda sua historia o Egito originalmente era negro

      Excluir
  77. O Egito foi uma grande civilização que durou entre 4000 a.c e 34.AC em sua maior parte sua população foi vastamente negra, isso pode ser visto em suas obras e retratos de faraós antigos que tem traços de povos africanos o rei Menés por exemplo é um pouco estranho pois tem traços semelhantes a os koisanos oque é um mistério como essa etinia chegou no Egito.
    O Egito pode se dividir em vários periodos o antes tínhamos o alto e o baixo Egito a história conta que em 3200 o rei Menés unificou os dois reinos mas ele próprio não parecia ser de nenhum dos dois reinos por que ele parece ser da raça dos koisanos (na antiga lenda do Egito conta que Osíris um ser de outro lugar/mundo tinha dado a acricultura, e vários ensinamentos para o Egito) depois que o Egito foi unificado mas a questão é quais eram as raças dessa unificação a maioria era negra mas tinha algumas pessoas brancas, pelo fato de serem brancos e de outras nações se destacaram e acabava ocupando castras melhores na sociedade egipicia, mas a vasta população era negra,

    ResponderExcluir
  78. os etiopes e somalis são negros africanos e na sua maioria tem nariz finos e lábios finos e muitos tem cabelos liso ou não tão crespos ,,,á verdade é o seguinte os brancos eles nunca irão aceitár que a civilização egipçia foi formada po negros ...etiopes e sudaneses e sem esqueçer os somális ....é foda o preto não pode ter nada no mundo..foi tudo usurpádos da raça negra ,,,usurparam as riquezas das sua térras sua história parece que á raça negra surgiu do náda nunca teve história nada foi só escravos o tempo todos...mais deuteronomio 28 aos 68 explica tudo...civilização egipçia 100% negra mesmo porque égito é sempre foi áfrica....

    ResponderExcluir
  79. os etiopes e somalis são negros africanos e na sua maioria tem nariz finos e lábios finos e muitos tem cabelos liso ou não tão crespos ,,,á verdade é o seguinte os brancos eles nunca irão aceitár que a civilização egipçia foi formada po negros ...etiopes e sudaneses e sem esqueçer os somális ....é foda o preto não pode ter nada no mundo..foi tudo usurpádos da raça negra ,,,usurparam as riquezas das sua térras sua história parece que á raça negra surgiu do náda nunca teve história nada foi só escravos o tempo todos...mais deuteronomio 28 aos 68 explica tudo...civilização egipçia 100% negra mesmo porque égito é sempre foi áfrica....

    ResponderExcluir
  80. Posso parecer um tanto quanto extremista, em relação ao meu comentário, mas creio que, por conta do incontestável avanço cívico e tecnológico do Egito em diversas áreas, como a de matemática (para as construções das piramides), medicina (usada no preparo de balsamo de múmias) entre outras, teve um papel fundamental para o atual avanço mundial, e tal reconhecimento devido ao seu grau de importância, é visto por aqueles que estiveram a frente nos estudos da historia como inoportuna se atribuídos a uma civilização totalmente negra.

    ResponderExcluir
  81. Segundo a Nature, o DNA mostra origem semítica médio-oriental. DNA negro se tornaria mais comum apenas após o período romano e durante a época dos faraós núbios:

    https://www.nature.com/news/mummy-dna-unravels-ancient-egyptians-ancestry-1.22069

    ResponderExcluir
  82. Preto afAfrika e Original
    É o Kemet.

    Fogo nos racistas.

    ResponderExcluir