terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Uma Visita ao Museu Eugênio Teixeira Leal/Memorial do Banco Econômico



Feliz 2012!!!
Começamos esse ano com algo diferente... E nada mais diferente do que sair da frente do computador e fazer uma visita a um Museu. Geralmente temos sempre em mente que nestes locais  “só tem coisa velha”, ou é um “lugar chato de se ir” . É bem verdade que há em muitos deles objeto antigos, mas ser “um lugar chato de se ir”, é fora de nexo.

Para exatamente mudar esses conceitos, Os Caminhos de Kemet ,  resolveu visitar o Museu Eugênio Teixeira Leal/Memorial do Banco econômico.

Mais conhecido como o Museu Dinheiro, o Museu/Memorial abriga em suas instalações, além das salas de exposições, uma biblioteca, um arquivo histórico, um Cine-teatro e uma lojinha de suvenires se quiser levar um pouquinho do Museu com você!

Replica de um balcão da década de 20

Na primeira sala que visitamos, chamada de A História de um Banco, relembramos através de seus painéis, pinturas, e documentos a longa história do antigo Banco Econômico, o primeiro banco privado da America Latina e do Brasil.






Na segunda sala temos a História do Dinheiro, do escambo aos dias atuais

O escambo, no Período Neolítico, e na era pré-Monetária
Naquela época  diversas mercadorias eram utilizadas como meio de troca , entretanto, algumas  tornaram-se mais importantes do que as outras; um exemplo disso foi o gado bovino, e o sal, de onde vem a palavra salário.
O Antigo Egito, é claro, não poderia deixar de estar presente, como aparece na vitrine dos metais como meio de troca.


Moedas Chinesas, chamadas
também de Moedas-Objetos,
por causa do seu formato. 
Replica de Moedas Egipcias
A forma da moeda como a conhecemos, em formato de disco, surgiu no Mundo Grego por volta do séc. VII a.C.

                      


Além da sala da História do Dinheiro, temos no primeiro andar, a sala de Medalhas e Condecorações, nacionais e estrangeiras, de grande valor artístico, com um destaque especial para a Ordem N. Sr. Jesus Cristo, a direita, e a Imperial Ordem da Rosa, a esquerda, instituída por Dom Pedro I em 1829. 



                               
    Não posso deixar de mostrar para vocês a Ordem do Nilo, uma condecoração criada em 1915 pelo sultão Hussein Kamel para serviços excepcionais prestados ao Egito.


Enfim, passear pelo Eugênio  "proporciona um momento de lazer e conhecimento, pois cada peça representa um momento da história e reconta através da arte o contexto político, social e cultural que pertenceram".

O pouco que aqui foi mostrado deste Museu pode ser conferido gratuitamente, das 9h as 18h, de Terça a Sexta ou das 13h a 17h em finais de semana.
O Museu localiza-se na Rua do Açoguinho, n° 1 - Pelourinho, Salvador - BA,
Tel: (71) 3321-9551 / 3321-8308

Se você quiser acompanhar a Programação do Museu Eugênio Teixeira Leal, e encontrar também um pouco de Arte, recomendo o Blog  CiMarquesArtes http://cimarquesartes.blogspot.com/  de minha amiga Cileide. Confiram!!! Vocês vão gostar!!!

Então, apos ler este post, levante-se da frente do computador, e visite um Museu! Faz muito bem a saúde....



4 comentários:

  1. Em breve o Museu estará com o site, mas sigam o facebook e fiquem atentos, a programação é totalmente gratuita.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo!Muito interessante!!!

    ResponderExcluir