terça-feira, 13 de outubro de 2009

Tebas

      


          A Waset do Antigo Egito era designada pelos gregos por "Thebai", mas não se sabe por que razão. Tebas ficava no 4° nomo do Alto Egito, bem para o sul. A situação geografica contribuiu bastante para a importância historica da cidade: ela ficava perto da Núbia e do deserto Oriental,com seus valiosos recursos mineirais e rotas comerciais, e distantes dos centros de poder do Norte. Durante o Antigo Império era pouco mais doque uma cidade de província. Veio a ganhar destaque,  quando a 11ª dinastia ascendeu no Egito, sob a figura de Mentunhotep ( chamado de I ou II por diferentes escritores) que derrotou as dinastias do Norte e reunificou o Egito. Embora a capital  tivesse sido transferida para Itjtawy (cidade perto de Mênfis) no ínicio da 12° dinastia, foi considerada centro administrativo do Alto Egito meridional. O seu auge teve lugar durante a 18° dinastia, quando a cidade foi capital do país, se tornando o Deus Amon, patrono da cidade, a mais importânte das Divindades do imperio. Os seus templos eram os mais importantes e ricos eos tumulos, na margem ocidental, para a elite dos seus habitantes, os mais luxuosos que o Egito já viu. Mesmo quando, em finais da 18° dinastia e durante o período dos Raméssidas, a residência e o centro de atividades dos reis se transferiram para o norte ( Tell el-Amarna, Mênfis, Pi- Ramsés), os templos tebanos continuaram a prosperar , os Faraós continuaram a ser enterrados no Vale dos Reis  ea cidade a manter  uma certa importância na vida administrativa do país.


 Durante o 3° periodo Intermedio, Tebas, tendo a sua frente o sumo-sacerdote de Amon, contrabalançou o reinado dos Faraós das 21ª e 22ª dinastias, cuja a sede do governo era em Tânis, no delta. A influência de Tebas apenas terminou no período tardio.
      A parte principal e, provavelmente, mais antiga da cidade eos templos mais importantes ficavam na margem oriental. Do outro lado do rio, na margem ocidental, ficam os tumulos eos templos mortuarios, mas também a parte ocidental da cidade. Amenofis III tinha seu palacio em el-Malqata e, duranteo período dos Ramessidas, a própria cidade de Tebas estava centrada a norte, em Medinet habu


Nenhum comentário:

Postar um comentário