Os símbolos, foram muito importantes para o egipcio antigo, em virtude de terem uma importância magico-religiosa, de poderem proporcionar uma proteção contra forças malevolas ea ligação com as Divindades. Aqui apresento alguns deles:
Udyat
Também chamado de "olho de Horus", o Udyat, representa o olho que colocaram em Horus, em substituição do que se perdeu em uma luta contra Set. Era também associado ao Sol ea Lua, sendo que, o olho voltado para a esquerda representa a Lua, eo voltado para direita é associado ao Olho de Rá, símbolo do Sol. O Olho quando era retratado separado do outro, era chamado de iret, quando ficavam juntos era chamado de wedjat, significando assim "completo ou restaurado"
O Pilar Djed
Quando Set cortou Osíris, espalhou os pedaços por todo o Egito. Na cidade de Busíris, onde existia um importante santuario dedicado a Osíris, estava enterrada sua coluna vertebral,simbolizada pelo pilar djed. Em determinada época do ano, os egipcios celebravam um ritual chamado de o festival do pilar djed, conhecido como o ritual de Osíris, no qual celebravam um culto a este símbolo e de seus poderes,sendo realizado anualmente, e era um tempo de grande entusiasmo e renovação espiritual para as pessoas.
Ankh
A cruz com alça, conhecida como ankh, ou também chamada de cruz ansata, é um dos símbolos mais importantes do Antigo Egito, aparecendo gravada nas paredes dos templos e tumulos, e em obeliscos e estatuas. Era amplamente utilizado como amuleto de proteção. Representava também, a palavra vida. No entanto, quando a cor era acrescentada a esse emblema, a ernegia de proteção podia ser invcada a quem o usava. Desse modo, um Ankh vermelho representava vida e regeneração, um azul indicava fertilidade, o verde estava relacionado com a cura, o branco á pureza ritual, eo preto exprimia ressureição após a morte.
Hoje em dia, o ankh ainda é usado pela igreja copta do Egito, em seu símbolo da cruz chamando assim de crux ansata
Nenhum comentário:
Postar um comentário